Conta de mail na Vodafone PT (Portugal) e Thunderbird

Associado a um número de telemóvel da Vodafone Portugal (e provavelmente noutros países), pode-se ter uma conta de email associada gratuitamente a esse número de telemóvel.

O facto em si (no meu caso) não é importante, mas sendo cliente Vodafone ADSL/Fibra, a única forma de poder enviar mails a partir do meu NAS (Synology) para outras contas de correio sem ser considerado SPAM devido ao meu IP ADSL é fazer relay pelo servidor SMTP da Vodafone.

No entanto para isso é necessário que a conexão SMTP seja autenticada.

A questão é que a ajuda on-line da Vodafone só exemplifica para os produtos Microsoft nomeadamente o Outlook e Outlook express, o que definitivamente não é o meu caso. Tanto o NAS Synology como o Thunderbird permitem o uso de vários tipos de autenticação, e por isso devem ser configurados da seguinte forma:

SMTP:

Description: Vodafone
Server Name: smtp.vodafone.pt
Port: 25 (O default SMTP)
Connection Security: STARTTLS
Authentication Method: Normal password
User Name: minhaconta@vodafone.pt

Note-se que no user name é obrigatório colocar o email completo. Por exemplo minhaconta por si só não funciona.

IMAP:

Server Name: imap.vodafone.pt
Port: 993
User Name: minhaconta@vodafone.pt (Mais uma vez aqui o email completo)
Connection Security: SSL/TLS
Authentication Method: Normal password

E pronto, com estas configurações é possível configurar tanto o thunderbird, como o KDE, e claro o aviso de email do Synology Nas

2 thoughts on “Conta de mail na Vodafone PT (Portugal) e Thunderbird

  1. Obrigado pelas configurações.
    Lamentavelmente, com elas, não consigo que o thunderbird aceda por imap a uma conta vodafone. Fica eternamente a testar.
    Se houve alguma modificação entretanto, ficaria muito grato pela partilha.

  2. Boas:

    Eu estou a usar a ultima versão do Thunderbird disponível (Em Linux), e não tenho qualquer problema. Mas lembro-me que o teste falhava…

    O que deves fazer é quando o Thunderbird está a fazer o teste em Add account, fazer Stop, e clickar em Manual config. Aí já deves ser capaz de colocar os dados correctos e depois Done!.

Leave a Reply

