Segurança dos vossos filhos quando viajam de carro

Para a segurança dos vossos filhos quando viajam de automóvel:

O grupo 0+ de cadeiras de carro é até aos 13KG e são obrigatoriamente viradas montadas e usadas para trás ou seja contra o sentido da marcha do automóvel.

O grupo seguinte, o 1 é a partir dos 9Kgs até aos 18KG e em Portugal só se vendem cadeiras deste grupo viradas para a frente. Há assentos que são do grupo 0+/1 como da Chicco, mas que se têm de virar para a frente a partir dos 13KGs. Essas cadeiras vendem-se cá, mas não são as mais seguras.

Assentos em que a criança viaja virada para a frente, independentemente do peso e idade não garantem a segurança e a máxima protecção dos vossos filhos em caso de colisão frontal como podem ver aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=NMFPSStXfqE&NR=1

A taxa de sobrevivência nestes assentos em caso de colisão frontal é de 62% e em muitos caso há sequelas graves devido à chicotada no pescoço/coluna.

Uma criança entre os 9/10 meses e os 4 anos ainda não tem estrutura óssea suficiente (nem os adultos) para sobreviver a desacelerações brutais assim como ao efeito ” chicotada de coelho” do pescoço. A chicotada no pescoço pode parti-lo, provocar a morte, paralisia ou estado vegetativo permanente…. Pode inclusive internamente arrancar os braços dos ombros…. http://www.joelsjourney.org/

No caso de assentos que usam o cinto do automóvel para segurar a criança, os chamados booster seats, a taxa de sobrevivência é de apenas 18% em caso de colisão frontal!

Portanto o modo mais seguro de transportar uma criança é virada de costas para a marcha e com cinto de cinco pontos e neste caso a taxa de sobrevivência é de 92%….

http://www.youtube.com/watch?v=K62Ea8Fs4ng

Este tipo de assentos só se vendem em Portugal na Volvo (Britax) e são obrigatórios na Suécia, onde as crianças até ao mínimo de 4 anos de idade têm de obrigatoriamente de se sentarem em assentos virados para trás.

Aqui em www.carseat.se podem ver em http://www.carseat.se/store.html os vários tipos de assentos que há na Suécia nomeadamente os Britax Hi-Way, Muti-tech, etc e podem contactar a loja para tirar dúvidas acerca dos assentos, e compatibilidades com os vossos carros.

Estas cadeiras:

Suportam dos 9kg até aos 25Kg (!!), servem portanto até aos 4/5 anos sem qualquer problema.
São viradas para trás (rear facing vs viradas para a frente: front facing)
São compatíveis com N automóveis.

Já há muitos Portugueses com consciência acerca destes factos que compram aqui, nos quais eu me incluo e os preços são equivalentes a uma cadeira “normal” virada para a frente.

Podem ainda, como no meu caso, comprar uma capa protectora para o tecido dos assentos do banco de trás (onde vais os pés da criança), e um conjunto extra (para outro carro) de correias de fixação.

Se ainda não compraram ainda vão a tempo e viajarem mais descansados e garantir a máxima protecção para os vossos filhos em caso de colisão frontal com estas cadeiras.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s