SMC 7904WBRA e Vodafone Duplex Casa – Parte III

Bem decidamente o problema deste router com a Vodafone Duplex Casa, é definitivamente o firmware e algo do lado da Vodafone…

Devido a mudanças em casa, tive de passar a usar Wireless no PC em vez de uma ligação por cabo, e claro, montes de problemas… Ligação instável, quedas, etc. etc.  Tudo porque aparentemente o nível de sinal a 54MBPs flutava muito, e então a ligação estava sempre a regulara a velocidade entre os 54MBps e os 2MBps !!!

Desisti, e meti o router a modo B ou seja a 11MBps. Foi da noite para o dia, teve dores de dentes no início, mas agora parece-me estável… De qualquer forma parece-me que a instabilidade também tem a haver com o número de malta para aqui anda com sistemas Wireless. É por isso que vou calçar os patins ao Wireless mas os problemas de segurança associados, e mudar para PLC, pelo menos para o PC de casa.

Em relação à Vodafone, com os problemas de wireless deu mais uma hipótese ao firmware 0.55… Má ideia. Embora não tivesse os problemas que tive quando experimentei anteriormente, este em termos de ligação ADSL perdia o IP de hora em hora !!! ou seja a quando do renew do IP no DHCP da Vodafone. Nem mesmo mantendo tráfego activo o IP mantinha-se ou seja, downloads com mais de uma hora eram todos interrompidos…. O firmware 0.53 não sofre deste problema, ou seja enquanto haja tráfego o IP mantém-se, o que permite que não haja quebras de ligação.

A treta é que aparentemente não há firmwares alternativos para este router, para tentar esmiuçar a coisa, mas enfim, tenho um NSLU2 com firmware Openslug, e vou fazer um script a pingar o server DHCP da vodafone…

Advertisements

4 thoughts on “SMC 7904WBRA e Vodafone Duplex Casa – Parte III

  1. Oi,

    Migrei para ADSL Vodafone Duplex Casa e tive um problema semelhante com o meu router Linksys WAG-200G. Para evitar quebra de ligação com o server DHCP da Vodafone encontrei uma solução que obriga a ligação a manter-se activa. Penso que o teu SMC terá algo semelhante. Neste momento estou a usar a opção do DynDNS. Esta opção obriga o router a receber e a transmitir dados constantemente de forma a sincronizar o IP do router com o servidor do DynDNS. Anteriormente precisava de fazer “DHCP release” e “DHCP Renew” para reactivar a ligação. Neste momento posso deixar o PC desligado que a ligação mantém-se mesmo após 19 horas.

    Espero que resulte no teu caso. Se souberes de mais alguem na mesma situação partilha a solução.

    Flanker

    thinking out of the box…because not always the solution is inside it.

  2. Boa ideia!

    Vou experimentar a ver se se mantém a ligação activa tendo o DynDNS configurado.

    Obrigado pela dica!

  3. Olá,

    Também tenho um SMC 7904WBRA com Vodafone e firmware 0.55. Tenho o mesmo problema, ao fim de uma hora deixa de existir tráfego. O IP mantém-se, mas não há qualquer transmissão de pacotes. Um Release/Renew no status do router habitual resolve o problema durante mais uma hora e assim sucessivamente. Segunfo o log do router, o servidor da Vodafone dá sempre um Lease Time de 3600. Existe alguma alternativa para este firmware, ou a solução é mesmo firmware 0.53 com DDNS, para fazer de keep alive?

  4. Viva:

    Com a versão 0.53, não tenho tido problemas, excepto o fim de uma hora sem actividade de perder aparentemente o IP (fica 0.0.0.0) por impossibilidade de contactar o servidor DHCP da Vodafone.

    Com DDNS activo não me resolveu o problema… por isso já sei quando quero internet tenho de ir à página do router…

    Sendo este router um modelo já antigo, não creio que vá sair mais algum firmware para este, pelo que estamos “stuck”… 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s